Curso Técnico em Multimídia

O curso Técnico em Multimídia, com ênfase em Comunicação digital, é resultado de uma parceria entre o Iteva e o Governo do Estado do Ceará, implantado em 2016, inicialmente em três Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs), como projeto piloto. A metodologia do curso foi desenvolvida pelo Iteva, porém a execução é do Governo do Estado, através da SEDUC, contando com o investimento de parceiros que incentivam a ideia, e instituições que dialogam com as empresas da região mostrando o potencial desses futuros profissionais de comunicação digital, gerando cada vez mais parcerias de sucesso.

Como uma das características do Iteva é inovar a fim de gerar transformação social, a iniciativa do projeto partiu da identificação de que os negócios, na sua maioria, seguem padrões convencionais e quase não usam de artifícios tecnológicos de comunicação. Essa realidade mostra a necessidade de ampliar e modernizar o mercado regional, tendo em vista o cenário econômico cearense, principalmente diante da economia globalizada no mundo atual.

O curso visa, sobretudo, formar adolescentes e jovens em Comunicação Multimídia proporcionando oportunidade de inserção nesse mercado de trabalho em expansão, por meio da metodologia desenvolvida pelo Iteva, e melhorar o desenvolvimento do mercado regional. As EEEPs é um programa do Governo do Ceará, criado em 2009, que conta hoje com 116 unidades de ensino e atende mais de 53 mil alunos.

Uma das formas de contribuir para mudar a realidade socioeconômica é investindo em educação. E a proposta do projeto é essa: fazer com que a comunicação possa mexer na economia do estado, pois o mundo moderno exige e, o mercado é promissor. O projeto visa ampliar sua área de atuação, alcançando mais escolas nas cidades do interior do Ceará e, consequentemente formando mais profissionais, possibilitando a ampliação da atividade econômica local, mais empregos e menos êxodo.

Durante os três anos de curso, os alunos aprendem conteúdos voltados para a formação profissional na área, com exceção do primeiro semestre em que as disciplinas ensinadas fazem parte da formação comum. O curso contempla os seguintes conteúdos: apresentação multimídia, identidade visual, comunicação visual, comunicação impressa, comunicação audiovisual, comunicação eletrônica, web sites, gestão de redes sociais, search engine optimization, entre outros.