Instituição

Quem somos

O Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado - Iteva é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, situado no município de Aquiraz, no Ceará. Voltado para a qualificação e capacitação social e tecnológica, o Instituto tem como fundamento o desenvolvimento humano, socioeconômico e profissional de adolescentes e jovens oriundos de escolas públicas. O Iteva é qualificado como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP e declarado como Utilidade Pública do município, sobretudo pela qualidade e competência dos trabalhos desenvolvidos, como também pela atuação em políticas públicas. Além disso, uma das características do Iteva é ser inovador. A prova disso é que, há mais de 20 anos, a entidade vem desenvolvendo programas e projetos de produção científica, difusão tecnológica, capacitação técnica e de qualidade de vida, englobando diversas áreas do conhecimento como energia, termodinâmica, meio ambiente, educação, construção civil, agronomia e tecnologias da informação e comunicação – TICs, resultando em histórias de vidas transformadas a partir da descoberta de um potencial, antes ignorado, conduzindo jovens à inserção no mercado de trabalho e ao ingresso no ensino superior

Nossa história

A criação do Iteva, em 1993, surgiu a partir do sonho de contribuir para a construção de um mundo melhor, manifestado, sobretudo, pela inquietação do casal Fábio Beneduce e Vanessa Belém, autores de uma história cheia de ideias e atitudes inovadoras. Para eles, reter todo o conhecimento adquirido ao logo da vida não era o objetivo, tendo em vista o desejo de colaborar para o desenvolvimento social da região em que vivem até hoje. Foi motivado por esse sonho que o casal se juntou a um grupo de amigos de áreas diferentes, e resolveu dar início às atividades por meio da propagação de ideias e conhecimentos.

O trabalho começou com a realização de pesquisas e estudos científicos com o intuito de proporcionar à comunidade mais qualidade de vida e desenvolvimento humano. A iniciativa vem propiciando resultados transformadores de conquistas e avanços tecnológicos, a cada ação desenvolvida, assim como tem gerado impactos sociais na vida de adolescentes e jovens que têm a oportunidade de adquirir conhecimentos, sobretudo em Comunicação digital, por meio da capacitação oferecida pela a instituição.

A maioria dos projetos desenvolvidos pelo Instituto são bem complexos, no entanto a sua aplicabilidade é viabilizada de forma tão didática e simples, que os tornam acessíveis e de fácil compreensão. O efeito dessa objetividade está na transparência e na praticidade das ações, consolidando cada vez mais o trabalho do Iteva.

Quem faz

O processo organizacional do Iteva é estruturado, na sua maioria, por jovens, considerados “pratas da casa”, formando uma grande equipe de sucesso, onde a gestão participativa faz toda a diferença:

Quem faz

O processo organizacional do Iteva é estruturado, na sua maioria, por jovens, considerados “pratas da casa”, formando uma grande equipe de sucesso, onde a gestão participativa faz toda a diferença: