Professores Digitais

Partindo da premissa de que, hoje, os alunos são digitais e os professores são analógicos, foi criado o Projeto Professores Digitais, uma ideia desenvolvida pelo Iteva, apresentada a Secretaria da Educação e Desporto do município de Aquiraz, e financiada com recursos via Fundo para Infância e Adolescência - FIA. A ação é resultado de um trabalho de intersetorialidade levado a sério, com objetivos claros e elaborado da melhor forma possível.

O projeto foi inicialmente voltado para a capacitação de 40 professores do município, visando oferecer treinamento e assessoria em produção de aulas digitais, por meio de recursos multimídia, trabalhando formas criativas e dinâmicas de ministrar o conteúdo em sala de aula.

Considerando a pouca intimidade da maioria dos professores com o computador, o projeto promove uma capacitação, com aulas teóricas e práticas, possibilitando aos docentes conhecimento em informática básica, design, criação de roteiro e animação.

A ação, além de transformar a vida dos professores, que descobriram como utilizar de forma eficiente os recursos tecnológicos, empregando novos hábitos de ensino e novas formas de aprimorar o conteúdo de suas aulas, também tem tornado o conhecimento mais atrativo para os estudantes e melhorado o desempenho dos alunos na escola, impactando, direta e indiretamente, 14 mil alunos da rede municipal de ensino de Aquiraz.

A iniciativa foi destacada pelos professores, alunos do curso, e pela gestão municipal como sendo uma ideia valiosa e que deve ser implantada em outros munícipios, sobretudo por ser uma ação que transforma a realidade social.