Termodinâmica

Desenvolvido pelos integrantes do Iteva, nas dependências do Instituto e cadastrado no sistema de gestão de P&D da ANEEL sob o código P&D 0039-0011/2010, o sistema de climatização robusto, de alta eficiência e baixo custo, é um projeto apoiado pela Companhia Energética do Ceará - Coelce e integra o rol de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) do grupo, destacando-se pela simplicidade e eficiência.

O sistema opera por expansão indireta, formando um banco de água gelada (termoacumulação) que é bombeada para fancois montados com radiadores automotivos. O ar é resfriado ao ser forçado a passar pelos radiadores, proporcionando a refrigeração do ambiente.

A termoacumulação permite que a carga instalada seja reduzida a pouco menos que um terço da carga de sistemas convencionais de expansão direta. Entretanto, a unidade condensadora opera 24 horas por dia, isso favorece a dissipação do calor com mais eficiência, pois a retirada de calor (do banco de água gelada) se dá também à noite, onde a temperatura ambiente é mais baixa. Isso proporciona uma economia de aproximadamente 20% no consumo energético.

O custo do sistema é bem mais baixo, devido ao conjunto evaporador e unidade condensadora serem bem menores, se comparados aos sistemas convencionais. O emprego de radiadores automotivos soma positivamente no critério “baixo custo”, além de conferirem alta robustez ao sistema, já que foram concebidos para condições mais adversas ao qual são destinados neste sistema.

Uma solução para estabelecimentos comerciais de pequeno e médio porte, que estejam na condição de comprador ou potencial comprador de sistemas de climatização de até 10 TR (Toneladas Refrigeração) como mercadinhos, escritórios, restaurantes, lojas, hotéis e pousadas. Os recursos investidos pela Coelce são autorizados pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica através da lei 9.991/2000. O P&D tem a coparticipação da Universidade Federal do Ceará – UFC.