Solar

Alguns anos atrás, em 2001, grande parte do Brasil ficou às escuras. O famoso "apagão" abriu os olhos do País para a necessidade de se investir em tecnologias alternativas para produção de energia elétrica. Era preciso desenvolver novos e promissores projetos de pesquisa.

O Iteva em 1999 já trabalhava nesta linha, fazendo pesquisas com energia solar fotovoltaica, elaborando projetos de viabilidade técnica e estudos de retorno econômico.

Capa do livro Energia solar fotovoltaica com uma placa na capa

Esse estudo resultou na publicação do livro Energia Solar Fotovoltaica sem Mistérios em 1999, numa linguagem simples e de leitura fácil, é explicado o contexto energético, o potencial do Brasil, características da energia solar fotovoltaica, aspectos sociais da energia solar nas aplicações, tipos de células fotovoltaicas, noções básicas de eletricidade, instalações, ligações de módulos fotovoltaicos, dimensionamento básicos e especiais, sistemas de bombeamento e como fazer a manutenção de um sistema fotovoltaico. A publicação foi adotada por diversas empresas como referência para dimensionamento e instalação destes sistemas.

A energia solar fotovoltaica gera energia elétrica através da radiação solar, fonte de energia inesgotável e gratuita (o próprio sol), além de ser silenciosa e necessitar de pouquíssima manutenção. As principais vantagens são a simplicidade e rapidez da instalação, a modularidade (instalações de pequeno, médio ou grande porte) e o baixo impacto ambiental.

Em 1º de março de 2016, foi regulamentada pela Aneel a geração compartilhada, que permite a qualquer residência instalar sistemas de geração de energia e vender o excedente para a distribuidora local. Além da permissão para a geração compartilhada, a Aneel ampliou as fontes para a micro e a minigeração de energia, até então restritas aos painéis solares. Foram incluídos na norma pequenos geradores eólicos, queima de biogás e maré motriz, entre outros empreendimentos.