Legado do Cidadão do Futuro: Estudantes escritores celebram Beberibe

O projeto termina com a distribuição de mais de 3.500 kits para os estudantes de Beberibe.

Publicado em Segunda, 19/05/2025

Na sexta-feira, dia 9, Beberibe foi palco de emoção, arte e celebração com o encerramento do Projeto Cidadão do Futuro (CDF) e a entrega do livro “Beberibe - Terra de Gente Vibrante e Aguerrida”, produzido por estudantes do Ensino Fundamental I e II das escolas municipais. O evento aconteceu na Escola Profissional Pedro de Queiroz Ferreira, reunindo profissionais das escolas, famílias e autoridades locais. 

Realizado pelo Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (Iteva), em parceria com a Prefeitura Municipal de Beberibe e as Secretarias de Educação e de Assistência Social e Cidadania, o projeto mobilizou sete localidades do município, incluindo a zona litorânea e o sertão. 

O livro reúne quadrinhas, poesias, crônicas, cordéis e ilustrações criadas pelos próprios estudantes, que retrataram suas vivências, tradições e o cotidiano do povo beberibense. Durante o evento, os jovens autores participaram de uma sessão de autógrafos e receberam exemplares da obra, em um momento de grande orgulho e reconhecimento. 

A estudante da EEM Ana Facó, Haniele Monteiro, 15 anos, falou sobre a sua experiência: "Eu tenho muita felicidade em saber que eu não botava fé em nada e, hoje, aqui, né? O pessoal lendo uma parte do que eu escrevi é muito gratificante pra mim." 

A culminância foi o ponto alto de uma semana de atividades realizadas em cinco polos do município, onde cerca de 3.500 estudantes foram contemplados com apresentações culturais e a distribuição dos kits compostos pelo livro e um jogo transgeracional. 

“Ter esse momento em que esses alunos possam autografar e receber os livros, se considerarem autores, eu acho que é uma satisfação que não tem tamanho, é a melhor parte”, declarou Sara Beneduce, presidente do Iteva. 

Para o Iteva, o Projeto Cidadão do Futuro reafirma a importância de uma educação inclusiva e transformadora. A iniciativa proporcionou aos alunos um espaço para expressarem suas ideias e emoções, estimulando o pensamento crítico e a valorização da cultura local. 

VOLTAR PARA LISTAGEM