Software gratuito para gestão de projetos sociais

Iteva lança plataforma web para auxiliar Organizações da Sociedade Civil na gestão e prestação de contas de projetos sociais.

Publicado em Sexta, 01/12/2017

Na última segunda-feira, 27/11/17, o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado - Iteva, apresentou o Sistema de Gerenciamento de Projetos Sociais - SISGER. A aplicação integra ferramentas de apoio administrativo, financeiro e de recursos humanos, ambas voltadas ao planejamento, análise e acompanhamento de objetivos e metas de projetos sociais geridos por organizações da sociedade civil.

O sistema chama a atenção pela quantidade de recursos, que englobam: arquivamento de documentos contábeis comprobatórios de movimentação financeira; cadastro e acompanhamento das metas, indicadores de execução e de resultado e a emissão de uma extensa gama de relatórios, tais como: cumprimento do objeto, movimentação financeira, pagamentos on-line, cheques, receitas e despesas, conciliação bancária, entre outros.

O software conta ainda com inteligência pré-programada, baseada em meta-análise de dados e em critérios de razoabilidade. Esses mecanismos auxiliam no acompanhamento e na avaliação das ações e dos indicadores de execução e resultado, minimizando assim, falhas humanas, como perda de prazos e desatenção às obrigações no decorrer dos projetos.

Estiveram presentes no lançamento, diversas organizações do município de Aquiraz. A abertura ocorreu com a fala do coordenador administrativo-financeiro do Iteva, Anderson Pires, e do tesoureiro Miguel Lima. Parte da nossa equipe de desenvolvimento também se fez presente, eles foram decisivos no projeto e atuaram ativamente, acompanhando e escrevendo cada necessidade e requisito contemplado no SISGER.

Após a abertura, as instituições assistiram a uma palestra que contemplou: desenvolvimento de projetos, formas de captação de recursos e modelos de prestação de contas. Na ocasião puderam tirar dúvidas sobre o Marco Regulatório do Terceiro Setor e sobre planejamento estratégico. No laboratório de informática, todos os presentes criaram seu sistema de login, cadastraram a entidade e fizeram seu primeiro acesso.

Para Daniel Câmara, presidente da Liga Desportiva de Aquiraz: “O treinamento foi muito produtivo e esse software vai ajudar em 150%. Eu já faço projetos, mas com essa ferramenta e com a palestra, ficou ainda mais claro, não só fazer o projeto, como também cuidar dele no dia a dia e prestar contas com meus parceiros e a comunidade”.

“É muito importante essa iniciativa do Iteva, que compartilha com outras OSCs todo seu know-how. Sinto-me mais confiante em fazer a gestão dos projetos da minha instituição”, comentou Célio Rocha, representante da Associação Esportes Radicais de Aquiraz.

“O SISGER ainda está em sua versão beta, agora precisamos que as entidades possam utilizar todas as ferramentas que ele dispõe e, depois, nos deem feedback, pois queremos continuar implantando outras funcionalidades e garantir a melhoria contínua”, explica Anderson Pires.

Para Wellington Carlos, representante da organização Associação Beneficente dos Moradores de Pau Pombo - ABMPP, “as organizações do terceiro setor precisam se profissionalizar, e a implantação de sistemas tecnológicos como o SISGER auxiliam muito até para conseguir mais parceiros, pois a comunicação e os relatórios podem ser apresentados de uma maneira ágil e padronizada”

O SISGER foi um projeto que contou com investimento das empresas: Microsoft, Cielo, Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, IBM, Ticket e Fundação Telefônica/Vivo. Estas instituições parceiras também contribuíram com conhecimento e o acompanhamento das atividades, sem o qual o projeto não teria o destaque e alcance conseguido.

VOLTAR PARA LISTAGEM