1º Encontro de fortalecimento das instituições do Terceiro Setor

É necessário inovar para captar recursos e crescer

Publicado em Quarta, 05/04/2017

Um momento produtivo e rico em informações para o crescimento do Terceiro Setor. Foi assim que alguns representantes de Organizações da Sociedade Civil - OSCs definiram o Primeiro Encontro das ações de Fortalecimento das instituições do Terceiro Setor, promovido pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDCA, realizado, na tarde de ontem, 4, no Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado – Iteva.

O evento contou com a presença de representantes de várias organizações da sociedade civil; da presidente do CEDCA-CE, Nadja Furtado; da presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Fortaleza, Janne Ruth; da secretária Denise Moreira de Aguiar, da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz; da secretária Michele Cariello, da Secretaria do Desenvolvimento Social de Eusébio; da secretária executiva da Secretaria  do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará - STDS, Luciene Rolin Bezerra; da conselheira Cláurea Tavares do Conselho de Contabilidade do Estado do Ceará - CRCCE e coordenadora do Programa do Voluntariado dos Contabilistas do Estado; conselheiros municipais.

De acordo com a presidente do CEDCA, Nadja Furtado, o encontro foi planejado no sentido de trocar experiências e propor ações comuns para o fortalecimento das organizações. “Cada organização tem uma expertise. A partir do momento em que as experiências são compartilhadas, há um fortalecimento mútuo, inclusive na mobilização conjunta por recursos”.

Para a secretária do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz, Denise Aguiar, é muito importante a visão, articulação e participação do terceiro setor. “Nós vivemos, hoje, um momento das políticas públicas muito complicado para o Estado brasileiro, e o eixo municipal precisa ter essa fluidez de diálogo e articulação com o setor para que os projetos de natureza social, da educação, da saúde, voltados a criança e ao adolescente, possam funcionar de forma a garantir os direitos”.

Denise salientou ainda que recursos existem, porém a falta de conhecimento e acesso a eles é que entravam o desenvolvimento de projetos interessantes. “A partir do momento em que a sociedade civil se organiza, através de suas instituições, ela tem, junto ao poder público, grande potencial de estreitamento de laços para que os projetos aconteçam e que o eixo municipal possa prestar o serviço de acesso aos cidadãos com qualidade. 

Na ocasião, os presentes puderam contribuir com sugestões, troca de ideias e discursões acerca das necessidades do setor e das dificuldades para conseguir articular recursos. Conforme Fábio Beneduce, coordenador geral do Iteva e conselheiro do CEDCA, o momento foi positivo para o seguimento, visto a riqueza dos temas abordados e o formato coletivo das discussões.

“Será produzido um relatório sobre o que foi discutido e compartilhado com os participantes, para que, em conjunto, todos possam propor e organizar novas ações de fortalecimentos”. Fábio destacou também que, “ainda serão articuladas formas de intervenções juntos aos setores competentes para que os processos de captação possam evoluir”. 

VOLTAR PARA LISTAGEM