Desenvolvimento de Software

A área de Desenvolvimento de Software do Iteva é complexa e transformadora, a começar pelas pessoas que a executam. O setor foi pensado com o objetivo de capacitar pessoas, principalmente jovens, com a finalidade de encontrar cada vez mais soluções para mercados desassistidos e, consequentemente gerar oportunidades de progresso e desenvolvimento socioeconômico.

Dentro dessa proposta, a área começou a transformar a vida de alguns jovens da cidade de Aquiraz, que, por meio do conhecimento em sistema computacional e pelo bom desempenho, conquistaram a sonhada bolsa de estudos para a universidade. E o resultado culminou no desenvolvimento de alguns softwares internos para atender as necessidades administrativas do Instituto, assim como trabalhos de demandas externas.

Como forma de expandir o setor, ampliar as oportunidades de trabalho e de desenvolvimento humano, além de gerar sustentabilidade para a instituição, com foco em negócios sociais, a proposta em estudo é desenvolver softwares para dois nichos de mercado, atualmente desassistidos.

Um deles é relacionado às secretarias municipais e estaduais de educação. Seguindo este objetivo e atendendo a necessidade da Secretaria da Educação e Desporto de Aquiraz, foi apresentada uma proposta no sentido de desenvolver um software de gerenciamento, que interligue todas as ações da secretaria, e ele ser experimental no município.

O outro nicho seria o terceiro setor, que também carece de soluções tecnológicas, como um software para gestão de projetos incentivados que permitirá fazer todo o processo de gestão, entre outras ações. O mercado é promissor, tendo em vista a necessidade de se fazer a gestão dos recursos incentivados, sobretudo das instituições.