Projeto Cientista do Futuro – CDF

Por meio de uma abordagem interdisciplinar, a metodologia do Cientista do Futuro – CDF visa estimular o interesse da criança para o aprender e gostar de estar na escola. Provocar nela o desejo da descoberta, por meio da leitura e atividades lúdicas, são os principais objetivos do Projeto CDF. A ideia surgiu da necessidade de contribuir para a transformação do contexto educativo e social das crianças oriundas de escolas públicas e, na sua maioria, de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Em muitos casos, as crianças não são incentivadas pela família a estudar e crescem sem a percepção clara do quanto o estudo é importante para o desenvolvimento humano. Embora os pais queiram que os filhos estudem, não conseguem oferecer a orientação adequada e o caminho a trilhar para este desenvolvimento.

Diante dessa realidade, a ideia do projeto é promover o acesso dessas crianças à recursos pedagógicos e materiais paradidáticos que estimulem o aprender e provoquem o desejo de estudar, trabalhando o psicológico, desde pequenas, para que possam desenvolver uma visão do futuro, incitando nelas o desejo de ler, de querer saber mais, de adquirir conhecimento, de trabalhar em prol do próprio desenvolvimento.

O projeto já beneficiou cerca de 4 mil crianças, alunas do ensino público do Infantil III e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental das escolas públicas de Aquiraz. Algumas ações, como teatro de bonecos e brincadeiras, acontecem no Iteva, além de atividades em sala de aula com a contação de histórias, leituras e interpretações de textos, entre outras, e práticas em casa, no seio familiar. As crianças receberam um kit contendo uma mochila, uma camisa personalizada com o nome do projeto, um livro paradidático de acordo com a série do aluno e um joguinho educativo, além de um crachá de Cientista do Futuro, com foto e nome. A Prefeitura de Aquiraz dispôs apenas do ônibus e dos professores para acompanhar os alunos até o Instituto.

O Projeto CDF é realizado em parceria com a Secretaria da Educação e Desporto do Município de Aquiraz e viabilizado via Fundo Municipal para Infância e Adolescência, com aporte financeiro realizado pelas empresas parceiras do Iteva.

Clique aqui e veja mais sobre o projeto CDF.